A enxertia é um dos métodos de propagação de plantas mais utilizados na atualidade. Possibilita cruzar características de duas ou mais plantas que sejam da mesma família botânica para criar outra planta mais resistente, produtiva, de porte menor, com frutos de sabor diferenciado, mais precoce, transformar plantas estéreis em produtivas, restaurar plantas atacadas por pragas ou doenças, etc..
Tipos de Enxertia
Existem dois tipos de enxertia, são eles:
– Borbulhia: esse tipo de enxertia é efetuado através das gemas da planta (broto) e em plantas de folhas perenes como: citros, goiabeira, abacateiro e roseira. Para fazer a enxertia com borbulhias, podem ser usados dois procedimentos, o corte em (T) simples ou invertido.
Escolha do Cavalo ou Porta Enxerto
A escolha do porta enxerto varia de espécie para espécie e a finalidade do enxerte, por exemplo, se quiser formar uma planta resistente a determinada doença que afeta o sistema radicular mas também quer que ela tenha uma produção de qualidade, o cavalo deverá ser de uma espécie resistente àquela doença e o garfo ou borbulha deverá ser de uma outra planta de mesma espécie que tenha uma boa produção.
Fazendo o Enxerte
No porta enxerto, com o auxílio de uma faca bem afiada, corta-se a casca em formato de (T) comum ou invertido. O corte na vertical deve ter 3 cm de comprimento e o horizontal 2 cm, sendo estes feitos o mais próximo do solo possível. A borbulha é encaixada dentro do corte, tomando cuidado para não colocá-la de ponta cabeça.
Depois de encaixar a borbulha, enrole uma fita de plástico transparente envolta dela, deve ficar bem vedado para impedir a entrada de água. Depois de 20 dias da operação, se a borbulha estiver verde, retira-se a fita plástica e corta-se o pedaço do cavalo acima da borbulha, a fim de estimular o crescimento da mesma. Caso a borbulha esteja morta, outro enxerte poderá ser feito utilizando o mesmo cavalo.
Cuidados
O porta enxerto também emite brotações, é preciso tomar cuidado para não deixar que elas se desenvolvam, pois assim, os brotos dos garfos ou borbulhas irão ficar raquíticos e acabar morrendo.
ENXERTIA


